RSS

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Alguns esclarecimentos sobre o Caos #1

Alguns amigos meus andaram tirando algumas dúvidas comigo sobre o Caos e decidi postá-las aqui, pois acho que podem ser as mesmas dúvidas de muita gente.



Acho que eu entendi essa coisa de Caos
É como se fosse um evento que acontece sem que ninguém possa prever, aleatoriamente
Tipo como se desse uma pane no sistema, certo?
E no caso, atrator é aquele que ajuda a gerar um evento; sendo que o caos pode ser um atrator
 Essas são as perguntas. Vou respondê-las uma por uma.





é como se fosse um evento que acontece sem que ninguém possa prever, aleatoriamente
Na verdade não.
O caos é a propriedade de um sistema dinâmico que determina 
dependência sensível das condições iniciais e a não periodicidade do sistema. Sim, o caos pode ser previsto, e ele não é aleatório.


Tipo como se desse uma pane no sistema, certo?
Não, na verdade, em sistemas dinâmicos caóticos, cada momento posterior resulta de um momento anterior (faça uma conexão com "dependência sensível das condições iniciais"). Se não fosse assim, acho que seria ou aleatório ou um Sistema Hamiltoniano (vejo se explico disso depois - mas esse último tem mais a ver com atratores).


E no caso, atrator é aquele que ajuda a gerar um evento; sendo que o caos pode ser um atrator
Não, segundo Lorenz, "os estados de qualquer sistema que frequentemente se repitam, ou que frequentemente sejam praticamente atingidos com precisão cada vez maior, pertencem então a um conjunto bastante restrito. Este conjunto é o de atratores."

Exemplos? "Temperaturas de subcongelamento não atingirão Honolulu", muito menos tsunamis atingirão Brasília.


Bom, eu quero explicar o máximo possível, mas assim seria melhor dar um super Ctrl+C e Crtl+V no livro de Lorenz. xD
Recomendo, se estiver interessado, pegar o livro "A Essência do Caos", que é de Edward N. Lorenz. É a partir desse livro que estou entendendo o caos. Ele é muito explicativo e claro.

0 comments:

Postar um comentário